segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

a/em/sim-Patia

Terça-feira, numa aula da PG, abordou-se o massacre dos meios de comunicação em janeiro que nos levam a crer que passámos os últimos anos da nossa vida sem sermos e fazermos aquilo que somos e queremos.
Ele é o ginásio baratinho, ele é a viagem de sonho a prestações durante todo o ano, ele é o professor Kibanda que fará milagres, ele é a hora de apostar e ganhar nos jogos da santa casa! Ele é um role de ofertas e promessas para fazer de 2016 o ano!
Pois eu bem que disse que a minha resolução para 2016 seria não deixar para amanhã o que pode ser feito hoje, mas... Aquela conversa fez-me um clique: em 2016 quero que a minha vida seja mais ação-reação e menos "pode ser".
Pode ser, qualquer coisa ou tanto faz devem ser as expressões mais usadas por mim quando é para decidir o que comer, onde ir, o que fazer... e toda uma lista de coisas que quem me conhece já começou a geminar maleficamente!

Pois bem, decidi-me, então, que 2016 poderia ser um ano diferente. Com a vantagem de, para mim, todos os anos da minha vida serem o melhor ano da minha vida, pelo menos, num dos vários planos que ela tem.
E 2015 foi... e, para 2016, quero melhorá-la e quero resoluções, objetivos e compromissos que afastem de mim uma preguiça aguda que se apodera logo de manhã e a cada 5 minutos.

Por isso, cá vai (que dia 11 de janeiro é um ótimo dia para resoluções, ou não?):

1. MAIS TEATRO
Oh yeah, em cheio na ferida. Ver, estudar e fazer.
O tempo em 2015 atraiçoou-me e eu não me lembro da última peça a que assisti.
Verdade, triste verdadinha.
Com a Pós-Graduação, agora anda tudo a fervilhar novamente. Livros, autores, exercícios, aulas...
Não sei se quero trabalhar como atriz, é certo e sabido, mas quero produzir mais, criar novos projetos, fazer mais.

2. MAIS MÚSICA
Mudar de casa é muito bom e lindo, mas... será possível perder CDs a torto e a direito em cada mudança? E o tempo de arrumá-los? E a conta do iTunes?
Sim, sim, sim. Ou compro CDs ou compro no iTunes. Não sei nem sou fã de piratear música.
Tenho milhares de músicas para organizar, playlists para fazer, pens para pôr no carro, o cartão do telemóvel vazio, com zero ficheiros.
E vários papéis na minha secretária com músicas que me vou lembrando ou ouvindo e que um dia estarão organizadas. E um dia até 31 de dezembro de 2016.

3. MENOS TRALHA E MAIS POUPANÇA
E esta? Grande desafio... Tentei começar o ano a destralhar, a organizar-me mais um pouco, mas c'est pas facile!
Próximas missões: vender a máquina da roupa e o frigorífico que estão na garagem há meses. Algum comprador?!
Despachar a roupa que já não serve/uso. E, o mais difícil, destralhar nos sapatos... que são tão lindos, e meus, e muito precisos, e são 3250825489350487 pares.
E, com o destralhar... Poupar!
Ficar com o essencial, não comprar aquilo que não seja essencial... mais contenção e menos impulso.
Será que vou conseguir? (Evitarei centros comerciais até ao fim dos saldos, evitarei centros comerciais até ao fim dos saldos, evitarei centros comerciais até ao fim dos saldos, ...)
Pelo sim, pelo não, já fiz o meu plano de poupança para o ano - 52 semanas, o € equivalente ao número da semana. Total conseguido ao fim de um ano? 1378 €.

4. VIDA MAIS SAUDÁVEL
Meus bons amigos, pqp (e, para quem não conhece estas preciosas siglas, pqp = puta que pariu) os chocolates. Como dizem lá para cima, eu não sou em modos! Chocolates, rebuçados, bolinho disto, bolachas daquilo...
Com esta brincadeira, 2015 trouxe 8 quilos. (Calma, recalcadas, que os 8kgs ainda me permitem vestir o 38).
E o objetivo para 2016 não é só perder 8kgs. É fazer exercício 3x por semana. É ser mais ativa e saudável.
Já me inscrevi, ainda em 2015, num ginásio e perdi 2kgs.
Mas depois, vêm, precisamente, os MAS. Mas a semana passada estive gripada e não podia ir, MAS hoje deveria ir mas não sei onde vou arranjar tempo, MAS de abril a junho tempo para que te quero com tanto trabalho e de casa às costas, MAS, MAS, MAS.
Vou, pelo menos, tentar começar a usar o todavia ou o porém, que sempre dá outro ar.

5. MAIS VIAGENS
Lembram-se da resolução da poupança? Hmmm, pois...
Quero, pelo menos, viajar 2x para o estrangeiro.
Cá dentro já costumo fazê-lo, de uma ponta à outra, este-oeste, norte-sul...
Mas lá fora, pelo menos duas viagens. Uma para o calor, claaaro!! Que eu deveria ter nascido no Brásiu e em pleno Carnaval! E outra para uma capital europeia, conhecida ou desconhecida. Uma viagem nem que seja de 2 dias.

6. MAIS FOTOGRAFIAS
É lindo evitar a fotografia e pensar que bom que é aproveitar os momentos, curtir o sítio, o ambiente, curtir por curtir e... depois a pessoa quer ter algo palpável, e cadê? Escafedeu-se!
2016 com mais fotos, quiçá, até, com uma máquina fotográfica.

E pronto, é isto, coisinha pouca.
Poderia pedir o Euromilhões mas isso implicaria jogar e tudo o que ultrapassa gastar 1€ quando o rei faz anos em raspadinhas, ou no Bingo (mas aí não é o rei quem faz anos, é a Ana Rita e o Menino Jesus), faz-me confusão.

E, porque preciso de me julgar publicamente e comprometer-me com os supostos alguéns que se traduzem em números que me aparecem no gráfico de visitas ao blog, tentarei cumprir as minhas resoluções, correr atrás. E ficar cada vez menos parada, menos apática, menos "ok".

3 comentários:

  1. Aprendi uma coisa que nunca esqueço na jora das resoluções: 3 Pês - Pouco. Pequeno. Possível.

    Pois bem. Destas 6 resoluções, eu apontaria apenas para 3 - PPP. Mas tu lã sabes! A primeira pessoa a cobrar isto vais ser tu mesma. Emtão força!
    Bj. Mãe.

    ResponderEliminar
  2. Uma das viagens ao estrangeiro é para ires ter comigo este ano XD
    Opah, o resto... confiança!

    ResponderEliminar
  3. Esta miúda é "gira que se farta", talentosa quanto quer e, como se não bastasse, escreve escandalosamente bem!
    Beijinhos, Mariana!

    http://poesiaassim.blogspot.pt/

    ResponderEliminar