quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Estou aqui.

Hoje venho dizer-vos que somos todos uma merda.

Há dias assim. Que não dão para muito mais.

Ainda não decidi se somos todos uma merda, ou se somos todos a mesma merda.

Vivemos uma situação inédita. Impensável. Inacreditável. Sabem aqueles filmes mesmo maus, que ao fim de 2 minutos já desistimos, porque o mundo está a acabar e isso é impensável?

Pois é. Há dias em que não é.

Há dias em que presenciamos a chegada de novas vidas, as perdas das que não chegaram a nascer, as complicações que surgem.

Há dias em que tememos que o amigo ou vizinho tenha um cancro sem diagnóstico atempado, ou que nos dê um fanico e tenhamos de ir parar a um hospital, ou que alguém parta sem que nos possamos despedir.

Estes tempos têm sido duros, e não heróis com capa que nos safem.

Ter um familiar institucionalizado, nesta altura, implica obrigá-lo a viver com a solidão, com a ausência de filhos e netos, a viver numa tristeza sem fim e com contacto muito limitado.

Ter um familiar hospitalizado, obriga a deixá-lo sem visitas, sem sabermos e vermos como realmente está, e a deixar tudo entregue nas mãos que quem cuida.

Ter um familiar no estrangeiro, implica, neste momento, mais de 1 ano sem estarmos juntos, sem nos tocarmos, sem nos cheirarmos, sem vermos os pequenos a crescer. 

Ter alguém de risco em casa implica ter medo, todos os dias, quando temos de sair porta fora.

Os dias em que o telefone não toca para ter trabalho são dias sem fim.

Os dias em que não para de chover mostram-nos que a luz ainda está longe.

Os miúdos começam a acusar cansaço. O sono de todos é perturbado.

E quando isto acabar, começa a segunda pandemia. A económica e social. A segunda pandemia das doenças por tratar e dos diagnósticos por fazer. A segunda pandemia da saúde mental.

E quantas vagas por aí virão...

Hoje, não estou triste.

Hoje, não chorei.

Hoje, estou bem, enérgica, e com capacidade de ver o sol.

E com capacidade para abraçar os meus, virtualmente, e dizer, mais uma vez, que estou aqui.

Ninguém está sozinho. 

Estamos todos no mesmo barco.

E eu estou aqui.

Não se sintam sozinhos. Procurem companhia. Façam um brinde à vida. Encontrem o sol, e a esperança ao amanhecer. 🌞



Sem comentários:

Enviar um comentário