quinta-feira, 11 de março de 2021

Vou deixar-vos o meu testemunho até à parte do processo em que estou

Vamos falar de coisas sérias. E que podem fazer a diferença na vida de alguém.

Há 1 ano, ao ver uma campanha que pedia dadores para o Banco Público de Gâmetas, acompanhada por uma entrevista de uma das responsáveis desse banco, e por começar a conhecer vários casos próximos cujo recurso a um banco de gâmetas poderia ser a única forma de serem mães/pais, decidi pesquisar sobre o que isso implicava.


A informação está toda na internet. Mas o que interessa rapidamente é: se forem mulheres, entre os 18 e os 33 anos, e se forem saudáveis, poderão ser potenciais dadoras.

No caso dos homens, a única informação que tenho é que podem ser dadores até aos 40 anos. Mas tudo o resto não sei como se processa.

Mas voltemos às mulheres.

Depois de ler sobre o assunto, mandei um email, e o processo, pensando que há toda uma pandemia pelo meio, tem corrido de forma célere.

Vou deixar-vos o meu testemunho até à parte do processo em que estou. Mas todas as dúvidas que tenham, sugiro mesmo que contactem diretamente o Banco Público da vossa área de residência.

Então, uma mulher, entre os 18 e os 33, pode ser dadora de ovócitos, e pode doar 4x ao longo da vida, desde que haja intervalos de 3 meses entre cada doação.

Se não houvesse a pandemia, ter-me-ia deslocado ao hospital para a entrevista com a psicóloga, com a ginecologista, e para fazer todas as análises e exames. No meu caso, como houve a pandemia, a entrevista com a psicóloga e a primeira consulta com a ginecologista foram online. 

No dia a seguir à consulta com a ginecologista, estava no serviço de Medicina da Reprodução, nos CHUC, para fazer os exames ginecológicos, ecografia e recolha de amostras de sangue para análise.


Agora, aguardo 1 mês pelo resultado de uma parte dos exames, e 2 meses pelo resultado das análises genéticas.

Entretanto, já assinei o termo de consentimento, que pode ser revogado até à data da doação.

Parte prática à parte, aquilo que me motivou a iniciar o processo foi saber que, à partida, era uma potencial dadora, e que fazia aquilo que podia para ajudar outros casais a realizarem o seu maior sonho. Além disso, sem nenhuma próxima gravidez prevista/planeada, nada me impedia de o fazer.

Se os exames estiverem todos bem, conforme previsto, o procedimento é simples:

- 1ª menstruação após resultados OK, telefonar para o serviço de Medicina da Reprodução;

- 3 idas lá para iniciar a estimulação do ovário, através de injeções diárias;

- procedimento de extração de ovócitos, que é feito com sedação, por via endovaginal. Este procedimento prevê que a dadora possa estar umas 2h no hospital, e depois segue a sua vida.

Neste link podem encontrar mais informações:

https://www.chuc.min-saude.pt/paginas/informacoes/ao-cidadao-utente/banco-publico-de-gametas.php

E fica aqui o vídeo da campanha:

(1) Banco Público de Gâmetas | Tutorial Feminino - YouTube

Eu optei, e optarei, sempre que possível, pelo SNS, embora possam ser dadores em bancos privados.

No entanto, os custos dos tratamentos, para os casais, são muito avultados, enquanto que o SNS dá essa resposta de forma muito mais acessível, mas tem muito poucos dadores.

Para terminar, quero deixar aqui uma nota de muito orgulho e respeito pela equipa que me acolheu desde o primeiro dia, com um carinho e humanidade quase raros de encontrar, hoje em dia.

É uma equipa de excelência, mesmo quando a enfermeira te aparece com 11 tubos para encher de sangue 😜

Se o processo avançar, voltarei ao estaminé para vos contar como foi. Agora, resta-me esperar ✌


AAAAHHHHH!! E uma questão muito importante, pelo menos para mim - fiquei a saber que, apesar das dores menstruais que tenho e afins, não tenho qualquer doença, quisto, variz, etc. Apesar de isso não melhorar o panorama de dores, tranquiliza-me. Muitas vezes este é um assunto passado para 2.º plano, seja por nós mesmas, seja por quem nos acompanha. E este processo dá-nos acesso a uma série de informação sobre o nosso corpo que de outra forma não teríamos.

5 comentários:

  1. Pronto é isto. Orgulho em ser a mãe desta miúda #giraquesefarta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto de sair à mãe tem muito que se lhe diga...

      Eliminar
  2. Mariana, fantástico, és uma Mulher Grande!

    ResponderEliminar
  3. Mariana, fantástico, és uma Mulher Grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Cristina!!! Alguém me ajudou a crescer e a ser assim... ;-) Um grande beijinho <3

      Eliminar