quinta-feira, 8 de setembro de 2016

O acompanhamento médico

Quando soube que estava grávida não descansei enquanto não fui a um obstetra e não fiz uma eco.
Isto significa que, quando fiz o teste e soube que estaria de 5 semanas, demorei 2 dias a conseguir que alguém me atendesse o telefone no centro de saúde para marcar uma consulta para dali a mais de 15 dias e a conseguir vaga num qualquer obstetra que me mostrasse num écrã a preto e branco o meu pequeno embrião.

A verdade é que só lá para as 7 semanas pude ver se tudo estaria bem.

Até lá devorava coisas sobre gravidez. Artigos na internet, blogs, estudos, sabia de cor os riscos e percentagens de anomalias e abortos até às 12 semanas, andava ansiosa que até doía, queria gerir o esforço físico que o meu trabalho iria implicar precisamente entre as 5 e as 7 semanas da melhor forma, esconder os enjoos de toda a gente, trabalhar como se nada fosse.

Enquanto tudo isso acontecia a grande velocidade e sem eu me aperceber, começavam também as primeiras carícias e descobria no mê hóme uma paz e uma sapiência que me traziam tranquilidade e vontade de prolongar este "segredinho" dos dois por mais tempo.

Quando fui ao obstetra, particular, claro, toma-lá-110-euros-para-te-meterem-as-mãos-lá-dentro-e-veres-o-teu-filho-e-falarem-te-de-cesarianas, pensei que só voltaria lá se não gostasse do acompanhamento feito na Maternidade.

Em Coimbra, com duas maternidades, e tendo toda a família nascido na Daniel de Matos, depois de pesquisar e de procurar ajuda, optei pela Bissaya Barreto.
O edifício é obsoleto, o estacionamento pode ser complicado, mas fui acolhida num ambiente super familiar e aconchegante. Além disso, a nível de pessoa e de equipamentos é muito boa.
A minha médica, com um feitiozinho que só a mim me poderia calhar (não sei se é karma ou se é amor), é 5 estrelas.
Os ecógrafos, mais velhos do que c***r de cócoras, deixam-me ver tudo e mais alguma coisa, e toda a gente tem uma palavra simpática e uma disponibilidade fantástica.
(Salvo a exceção da primeira médica que me fez lá uma eco, onde não disse uma única palavra e só fazia caretas para o écrã, que fez com que tivesse a sua linda cueca na minha linha de visão todo o tempo.)

Quarta-feire volto lá. Vamos fazer a eco morfológica e vamos à consulta do 2º trimestre.

Depois é digerir toda a informação, preparar para o curso pré-parto, conhecer bem a maternidade a aguardar por este bebé-mais-que-querido-que-aí-vem.


Sem comentários:

Enviar um comentário